Carregando...

7 dicas para usar melhor as lentes de sua câmera

Equipamento

Registrar o momento tal qual o olho humano o vê é um grande desafio para o fotógrafo profissional. Para atingir tamanha perfeição só mesmo uma boa lente para que a câmera faça seu trabalho de preservar a beleza do que foi visto. Entretanto, o equipamento por si só não faz milagres, além de uma boa lente é preciso ainda ter a técnica como aliada para garantir os melhores cliques, seja na luz do dia, à noite, para objetos imóveis ou em movimento. É a lente a responsável por captar tudo isso, de nada adianta uma câmera de última geração se a lente não tiver uma qualidade. Para que você garanta fotos incríveis selecionamos algumas dicas de fotógrafos profissionais que vão ajudá-lo a aprimorar sua técnica. Confira a seguir:

Dica 1

De preferência, escolha as lentes feitas de vidro ao invés de plástico, pois essas oferecem uma qualidade superior. Vale lembrar que as lentes de vidro não são fabricadas na versão comum do material, mas sim em processos muito avançados para garantir um resultado perfeito para sua foto!

Dica 2

Câmeras com sensor full frame exigem um tipo de lente compatível. Quanto mais clara a lente (baixo número de diafragma), menor a necessidade de luz para captar a imagem. Mas se sua lente for escura (4.0, por exemplo), aumente o ISO para fotografar com menos luz e sem usar flash. Modelos de câmeras Full Frame, costumam custar até quatro vezes mais.

Dica 3

As lentes mais comuns em trabalhos e indicadas caso você queira montar um kit profissional são: 24 de 70mm (2.8), 70 de 200mm (2.8) ou 4.0 de 50mm, 1.4 ou 1.8m de 85mm e 1.2 até 1.8. Essas milimetragens são pensadas para uso com o sensor grande (Full Frame). Há várias marcas disponíveis no mercado, mas as líderes em DSLRs são Nikon e Canon. As lentes fixas (35mm, 50mm, 85mm, etc) são melhores para fotografar em condições de pouca luz.

Dica 4

Se você gosta de fotografar paisagem, as lentes que geralmente os fotógrafos profissionais usam são: Nikon: 14mm 2.8 / 14-24mm 2.8 / 16-35mm 4.0 ou Canon 17-40m 4.0 L / 16-35mm 2.8 L. Caso fotografe mais adultos, crianças ou animais, opte por 50mm 1.4 ou 1.8. Os que gostam de fotografar esportes, a lente mais popular é a de 70-200mm.

Dica 5

Outro fator importante que muita gente não conhece é a diferença entre o número e formato das lâminas de abertura do diafragma. São essas lâminas, que ao abrir e fechar dão o tamanho da abertura do diafragma da câmera. Quanto mais lâminas, mais suave será o Bokeh e o desfoque da foto.

Dica 6

Não deixe de usar filtro de proteção UV, que protege o primeiro elemento ótico da lente contra choques, arranhados, além do fator UV. Em ocasiões com muita gente, evita choques diretos que podem amassar os anéis internos e prejudicar o foco. Já para a proteção solar utilize o para-sol (lens hood), pois ele evita o efeito flare.

Dica 7

Sempre tirar e colocar a lente do corpo da câmera o mais rápido possível, com o corpo virado para baixo a fim de evitar entrada de pó ou qualquer coisa. Para limpar o filtro UV, aproveite aqueles panos que vem junto com óculos de sol, são ótimos nesta função. A parte do encaixe na câmera só com aquela bombinha que sopra ar ou pincel específico. Cuidado ao usar a lente no mar, a maresia acaba com a lente e a areia é perigosa, pois pode estraga-la.

Então, o que achou das dicas? Conta para gente um pouco da sua experiências com lentes! Deixe um comentário.  

Junte-se aos 24892 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia