Carregando...

Quais tipos de lente existem para sua câmera?

Equipamento

A fotografia é realmente apaixonante e, para aqueles que já descobriram isso, ter uma variedade de lentes e possibilidades para trabalhar a criatividade é essencial. A boa notícia é que existem diversos tipos de lentes que podem ser utilizados para tirar fotografias sensacionais sem a necessidade de outros apetrechos. Basta apenas você, sua câmera, a lente e muita criatividade.

Se você faz parte deste clube, acompanhe este post. Vamos falar sobre os tipos de lentes para a sua câmera e para quê cada um deles serve. As lentes das câmeras são definidas pela distância focal, que é a distância entre o centro ótico da lente e o leitor. Cada tipo de lente possui uma distância diferente para obter resultados únicos.

Lente padrão

A lente padrão é aquela que vem com todas as câmeras fotográficas e possui 50mm de distância focal. Ela se parece com o olho humano e retrata quase que fielmente o que vemos a olho nú, exceto quando você está utilizando o zoom. Para quem está começando é a melhor lente, pois garante fotos de qualidade sem muita preocupação.

Lente ultra grande angular

Com uma distância focal de 10 a 24 mm, a lente ultra grande angular é ideal para tirar fotos de lugares amplos e com pouco distanciamento, abrangendo um cenário maior do que a lente padrão.

Lente grande angular

De 24 a 35 mm de distância focal. Essa lente permite tirar fotos com maior ângulo de visão, pois afastam a imagem para captar uma área maior. Essa lente é própria para ambientes pequenos, como residências, escritórios e locais reduzidos.

Teleobjetiva curta

A lente teleobjetiva curta possui distância focal de 100 a 200 mm e é utilizada para aproximar imagens, dando closes e direcionando a atenção para os detalhes. Própria para tirar fotos de objetos minúsculos ou ainda insetos e detalhes muito sutis.

Lente teleobjetiva longa

É a lente certa para fotografar esportes e natureza, a lente teleobjetiva longa capta imagens à longa distância, pois possui uma distância focal de 300 a 600 mm. Este tipo de lente é utilizado por observadores de animais e pássaros na mata e por fotógrafos de esportes de velocidade, como fórmula 1 e corrida de cavalos.

Lente olho de peixe

Com uma curvatura diferenciada a lente olho de peixe possui distância focal de 8 a 16mm e permite fotografar grandes áreas, captando imagens de até 180 graus. São lentes ideias para fotografias de monumentos, paisagens, castelos e outras paisagens que impactam os olhos das pessoas.

Lente zoom

As lentes mais populares de todas têm distância focal variável e podem captar qualquer tipo de imagem com qualidade e sem tremulações, o que atrai a maioria dos aficionados por fotografia. As distorções são mínimas e dependem tanto da imagem quanto da distância focal utilizada, por isso as lentes zoom são versáteis e ganharam os corações dos fotógrafos.

E aí, gostou de conhecer os tipos de lentes para a sua câmera fotográfica? Já provou alguma delas? Conte-nos sua experiência e, se puder, mande-nos uma foto tirada por você!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia