Carregando...

7 dicas para fotografar bebês recém-nascidos

Dicas

Registrar os primeiros momentos de vida de um bebê é o desejo de muitos papais e mamães por aí. E é por isso que a fotografia de recém-nascidos é uma das especialidades mais solicitadas entre os fotógrafos atualmente. Nessa fase da vida de uma criança, tudo é novo e uma boa foto é a oportunidade de imortalizar momentos únicos, de valor inestimável para uma família. O primeiro sorriso, a hora do banho, o aconchego do colo da mãe, as expressões durante o soninho, tudo é único e especial.

Diferente da fotografia tradicional, esse tipo de foto requer, além de muita sensibilidade no olhar, criatividade, preparo e paciência do fotógrafo. Veja neste post 7 dicas para fotografar recém-nascidos e agradar seus clientes!

1 - Alinhe todos os detalhes com os pais

Antes de negociar o serviço, lembre-se que você estará fotografando o bem mais precioso do seu cliente. Assim, é preciso fazer um briefing detalhado do que será feito considerando não só o que esses pais querem do ensaio, mas como ele será realizado e o que é apropriado para uma criança nessa idade.

Alinhe com os pais o melhor dia, horário, local e condições para as fotos. Explique com bastante cuidado o que você precisará fazer, se envolve manusear o bebê e aproveite para conhecer um pouco mais sobre a criança. Saber quais são as posições mais confortáveis para ela, bem como o melhor horário para clicá-la e se ela possui algum tipo de alergia é muito importante.

Como o bem estar da criança deve estar acima de tudo, avise os pais sobre a possibilidade de concluir o ensaio em um segundo momento, já que o dia escolhido não pode ser uma boa hora para a bebê, afinal, imprevistos acontecem e ele pode ter cólicas ou simplesmente estar irritado.

2 - Escolha o lugar perfeito

A escolha do local adequado é muito importante para conseguir boas fotos. Para recém-nascidos, prefira o próprio ambiente da criança e faça um ensaio lifestyle, ou seja, retratando o cotidiano do bebê em casa, com os pais. O ambiente de casa certamente deixará a criança mais segura e confortável, o que é fundamental para assegurar boas imagens. Deixe o estúdio para depois do terceiro mês.

Dentro de casa, opte por locais com luz natural abundante e, caso seja necessário, reforce com luz indireta e difusores. Evitar flashes também é muito importante, pois eles podem incomodar a criança e colocar todo o ensaio a perder.

A temperatura do ambiente também deve ser uma preocupação do fotógrafo, afinal você certamente precisará de um local bem aquecido para conseguir fotografar o bebê fora das mantinhas ou mesmo sem roupas. Tenha à mão um pequeno aquecedor e combine com a mamãe de manter tudo limpinho e fechado antes do ensaio. Escolher um momento do dia em que a casa esteja vazia, apenas com a criança e os pais e sem barulhos que possam incomodar também é importante.

3 - Saiba qual o melhor momento para fotografar o bebê

Segundo a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos, o período entre o quinto e o décimo quarto dia de vida é o melhor momento para um ensaio de recém-nascidos. Nesta fase, o bebê vivencia um sono mais profundo e tende a ter menos cólicas e desconfortos abdominais. Ainda assim, cada criança tem a sua rotina e o seu temperamento, então, é preciso ter uma boa conversa com os pais para saber qual é o melhor momento para as fotos.

Além de definir o dia, é preciso estabelecer o horário para o início do ensaio. Ele pode ser após a amamentação da manhã, ou durante o soninho antes do almoço, durante o banho ou mesmo à tarde. O importante é que você presencie o período pouco antes do sono do bebê (ele geralmente faz expressões muito bonitas), durante o sono e logo ao acordar, quando você terá mais chances de captar um sorriso.

4 – Invista na decoração e seja criativo

A beleza das fotos de recém-nascidos está na criança e, claro, no conjunto da imagem e o que ela expressa. Por isso, investir em um cenário cuidadosamente decorado e sem excessos é muito importante. Você pode, por exemplo, escolher mantas, almofadas delicadas e algum urso de pelúcia para ter fotos diferentes. Com o bebê em sono profundo, posicione-o cuidadosamente em uma pequena cesta ou caixinha, aproveite para incluir o animal de estimação da casa na foto e faça imagens lindas.

Para os objetos, como ursinhos de pelúcia ou sapatinhos, opte por itens que tenham um significado especial para a família, como a primeira roupinha que o bebê usou, ou mesmo um ursinho de infância da mamãe. Nesse tipo de ensaio, vale incluir os pais, irmãos ou avós e captar momentos de carinho a partir de ângulos diferentes. Experimente fotografar a criança ao lado das mãos dos seus pais, isso dará uma referência de tamanho incrível, mostrando a delicadeza do bebê.

5 - Capte detalhes

A beleza de um recém-nascido está nos pequenos detalhes. Aproveite isso e fotografe os pezinhos, mãozinhas, a boca, o cabelinho, enfim, tudo o que sua imaginação permitir. Aposte nas lentes macro e garanta um close up perfeito.

6 - Esteja munido dos equipamentos necessários

Apesar da importância do olhar e da habilidade do fotógrafo nesse tipo de ensaio, você também precisará estar atento aos equipamentos necessários. Como não usará flash, prefira lentes claras, quer permitam maior abertura do diafragma para maior captação da luz. Tenha em mãos uma boa grande angular, uma lente 50 milímetros fixa, os equipamentos de iluminação (se necessários), um difusor e um refletor. Lentes macro também são muito úteis.

Lembre-se sempre de carregar consigo um pequeno aquecedor e até mesmo alguns itens coringas de decoração, como almofadas, mantas, tapetes, caixotes, etc.

7 – Trabalhe com amor

Mas apesar de toda técnica e equipamentos, nada terá mais efeitos positivos sobre seu trabalho do que o carinho e atenção que você dedicar ao ensaio. Além de passar segurança para os pais, uma postura amorosa e cuidadosa refletirá diretamente no recém-nascido, que estranhará menos toda a movimentação. Faça seu trabalho com amor e dedicação e os resultados certamente aparecerão.

E você, já fotografou recém-nascidos? Quais são seus truques para um bom trabalho? Deixe um comentário e conte a sua experiência!

Junte-se aos 24892 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia