Carregando...

Nikon X Canon. Qual marca de câmera fotográfica escolher?

Equipamento

Esta certamente é uma das eternas questões entre os fotógrafos. Isso por que estamos falando das duas marcas de câmeras mais completas e utilizadas no mundo. Se por um lado milhares de profissionais levantam a bandeira da Canon, por outro vemos um fã clube de amantes da Nikon, que insistem na superioridade da marca.

Se você ainda está em dúvida sobre qual das duas escolher, saiba que para além das diferenças entre funcionalidades e modelos de ambas, vale mais o encaixe do profissional com o equipamento e para isso não há uma regra. Conheça um pouco mais sobre elas e faça sua escolha.

Qualidade

Comecemos afirmando que ambas as marcas são de altíssima qualidade. Afinal, em termos de qualidade de equipamento a Nikon e a Canon são verdadeiras gigantes no mercado. E apesar de existirem diferenças entre as marcas, dependendo do fotógrafo elas podem representar benefícios ou não.

Compatibilidade das lentes

Um dos aspectos que diferenciam as duas marcas é o fato de que nem todas as lentes Nikon são compatíveis com alguns modelos da marca. Isso por que visando a redução do peso e do custo das lentes, a Nikon retirou o motor de focagem automática de alguns de seus modelos, integrando-o diretamente nas câmeras, nos modelos D40, D60, D3000, D3100, D5000, D5100. A Canon, ao contrário, cuidou para que isso não acontecesse e todas as suas lentes, até as produzidas na década de 80, são compatíveis com suas câmeras até hoje.

Mas se para alguns isso é uma desvantagem, para outros não é problema algum, afinal a Nikon possui centenas de lentes compatíveis com seus diversos modelos, então não vai faltar de opção para quem quiser comprar. Obviamente, se você já possui uma lente Canon que quer aproveitar, comprar uma câmera da marca é a segurança de que o reaproveitamento será possível. Mas, certifique-se que a lente esteja realmente em boas condições de uso e analise se vale à pena limitar-se a um modelo de câmera só por causa dela, já que algumas lentes antigas não possuem foco tão rápido e preciso quanto as atuais.

Fator de corte

Esse fator, exceto nos equipamentos com sensor full frame — onde a área final da imagem é totalmente equivalente à captada com um filme 35 mm —, possui pequenas variações entre as duas marcas. Se na Nikon o fator de corte é 1,5 vezes, na Canon, ele é um pouco maior, 1,6 vezes. Isso significa, na prática, que os sensores Nikon são ligeiramente maiores, sendo que uma lente de 50 mm equivale na Nikon à 75 mm e na Canon, 80 mm. Uma diferença muito pequena, mas que pode ser importante pra você.

A escolha é pessoal

A dica mais importante que podemos te dar é: escolha sua câmera com base no que importa para você. Alguns fotógrafos, por exemplo, optam pela Canon por ela ser uma marca com mais opções de lentes e acessórios, outros já não gostam do seu balanço de brancos, e há os acreditam que a marca seja mais intuitiva e fácil de manusear que a Nikon. Na verdade, tudo isso é fruto das experiências pessoais dos fotógrafos, já que ambas as marcas estão sempre procurando superar uma a outra em equipamentos equivalentes. Faça testes, pesquise, experimente e procure pesquisar em uma assistência técnica perto de você (isso ajuda bastante).

E então, já tem uma marca preferida? Deixe um comentário pra gente!

Junte-se aos 24891 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia