Carregando...

Quais as principais diferenças entre fotografia digital e analógica?

Equipamento

Assim como lentes diferentes têm usos diferentes, tanto a fotografia digital quanto a analógica possuem seus respectivos lugares. Já dá para adiantar, então, que nenhuma delas é melhor, são apenas diferentes. No entanto, assim como a maioria das coisas, as câmeras fotográficas têm caminhado cada dia mais para o formato digital.

Os dois formatos tem seus prós e contras dentro de suas características para o fotógrafo profissional. Hoje vamos analisar quais são as vantagens e desvantagens dos dois tipos de fotografia para que você decida qual é o melhor investimento para você. Acompanhe:

Fotografia analógica

Vários fotógrafos ainda a tem como preferida, especialmente pela qualidade e nitidez que podem ser alcançadas nas imagens. Isso acontece em razão da reação química que ocorre quando a luz que entra pela lente cai sobre o filme, que produz uma representação exata, nítida e negativa do objeto fotografado, o que não é possível com uma câmera digital.

Uma de suas vantagens é que são relativamente mais baratas se comparadas com câmeras digitais de mesma qualidade. Mas por outro lado, comprar e revelar os filmes pode encarecer o resultado final.

Fotografia digital

Na fotografia digital, não há medo de perder o filme da câmera e nem preocupação com fotos desperdiçadas. No mundo digital, você pode rever as fotos na hora e quando quiser, além de poder excluir uma imagem que você não gostou.

Isso sem falar dos adicionais, como as funções anti-movimento, que favorecem a captação de imagens mais nítidas, sem precisar de um tripé e alterar as configurações com mais rapidez. Ao usar o digital também é possível alterar uma foto para diferentes estilos, como preto e branco ou sépia, através de um programa de edição, como o Photoshop.

Qualidade das fotos digitais

Apesar do processo de fotografia ser o mesmo, a obtenção da imagem em uma câmera digital é diferente, o que altera o resultado final. Nas digitais, o filme fotográfico é substituído por um dispositivo de carga acoplada (CCD), um componente eletrônico que contém pequenas grades com milhões de elementos fotossensíveis.

Quando uma imagem é registrada, um raio de luz incide sobre os elementos fotossensíveis, que registram a sua intensidade, como uma carga elétrica, e a passam por um conversor que transforma a imagem em dados digitais. Para determinar a cor real de cada pixel, a câmera faz uma estimativa com base nos valores medidos em cada elemento fotossensível. Nesse processo, acontece uma redução do nível de detalhe na imagem, o que se traduz na redução da qualidade da foto.

Para iniciantes

Como a fotografia é uma arte que se desenvolve através da prática e da imaginação, um iniciante poderia começar seus trabalhos usando uma câmera digital, que dá mais espaço para erros e experimentações, e à medida que melhorar suas técnicas, poderá depois, se puder, investir em uma máquina analógica.

Usando uma câmera analógica, o erro acaba saindo mais caro, o que obrigaria o iniciante a alcançar uma grande margem de acerto logo de início, evitando desperdiçar cliques. É recomendado, nesse caso, analisar e anotar as configurações da câmera antes de tirar as fotos.

Digitais X Analógicas

As câmeras digitais evoluíram significativamente nos últimos anos em termos de resolução, qualidade e conveniência. E enquanto os preços caem, é inevitável pensar que a câmera digital um dia vai substituir a analógica, tanto em casa como no trabalho. No entanto, a fotografia analógica ainda tem seu charme, além de proporcionar uma experiência completamente diferente.

E aí, você tem uma preferida? Conte pra gente! Deixe seu comentário e divida sua experiência.

Junte-se aos 24888 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia