Carregando...

3 dificuldades comuns de um fotográfo e como superá-las

Gestão e estratégia

Fotografar é uma arte, mas, assim como qualquer outra profissão, ela tem seus obstáculos. O fotógrafo precisa, acima de tudo, ser uma espécie de camaleão e conseguir se adaptar à diversos lugares, ocasiões e pessoas diferentes. De uma hora para outra tudo muda e se você não está preparado pode perder a chance da sua vida. Já imaginou? Problemas são comuns, então acostume-se a uma rotina inconstante.

Diante das dificuldades que você encontrará pelo caminho, algumas merecem destaque, pois além de serem extremamente comuns — daquele tipo que todo mundo já sofreu por isso pelo menos uma vez —, também precisam de mais atenção para que seu trabalho flua sempre bem. Ficou curioso para saber quais são? Confira:

1 - Organização do trabalho

Um trabalho desorganizado não favorece ninguém. Repita isso sempre que as coisas estiverem se amontoando em sua mesa ou as pastas do seu computador começarem a sumir ou se misturar. É preciso rotina, educação e, principalmente, fibra para manter tudo sempre em ordem.

Pesquise o máximo de aplicativos que possam auxiliar sua rotina de trabalho. Existem facilitadores incríveis que ajudam a ordenar melhor suas pastas, suas fotos e seus clientes. Para quem está começando e ainda não tem um fluxo de trabalho muito grande, pode aproveitar para testar diferentes formas de organização.

Não adianta querer fazer tudo de uma vez porque você não vai conseguir, então tenha uma rotina de atividades. Sempre falta um detalhe aqui ou ali que vai pedir um ajuste e isso vai atrasar mais ainda seus serviços. A melhor saída é manter um calendário com toda sua rotina de trabalho, horários, reservas — e só agendar o que pode ser cumprido.

2 - Lidar com os clientes

Tratar com clientes nem sempre será aquela maravilha, porque nem todo mundo é tão simpático e educado como deveria ser. De qualquer forma, tenha sempre um sorriso no rosto para oferecer ao seu cliente, isso já é um ótimo cartão de visitas.

Dê a atenção que ele precisa, mesmo que seja aquele cliente criterioso e cheio de reclamações. Dessa forma, o trabalho com certeza sairá da forma como ele deseja e, por mais ranzinza que seja, vai indicar os seus serviços. Então, ponto para você!

3 - Conseguir crescer na carreira

É muito comum ver um fotógrafo iniciante querendo tirar as melhores fotos, concorrer com os maiores profissionais e muito mais. Mas o melhor a se fazer é acreditar no seu trabalho e fazer com que ele cresça a passos de formiga.

  • Trabalhe a sua identidade visual: tenha uma logomarca bonita, limpa e eficiente e tenha no bolso um cartão de visitas, mesmo que você ache que não vai precisar dele.

  • Se ofereça para ajudar em um casamento de amigo, aniversário de criança ou outro evento que traga visibilidade: apostar em um ou outro evento sem cachê no início da carreira pode te dar um networking incrível e fazer você achar o caminho certo.

  • Tenha um portfólio para mostrar: você pode fazer isso usando uma rede social, um site ou um blog gratuito. Fica muito mais fácil enviar um link para seus futuros clientes do que anexar fotos em um e-mail.

Superando essas três dificuldades, com certeza você amenizará os problemas do seu trabalho. Basta ter força de vontade, profissionalismo e as ferramentas certas para você chegar onde quiser.

Já encontrou outros problemas ao longo da sua carreira de fotógrafo? Comente e divida com a gente sua experiência!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia