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Marketing na fotografia: Como criar estratégias efetivas para vender mais?

Gestão e estratégia

Muitas vezes, ao desenvolvermos uma habilidade artística, não levamos em consideração que, para transformar um hobby em carreira, é preciso também ter uma base sobre construção de negócios — o que, em muitos casos, não é englobado nos diversos cursos realizados no desenvolver da profissão.

Para os profissionais de fotografia, esta é uma realidade, o que faz com que muitos não obtenham êxito com um empreendimento próprio, mesmo sendo fotógrafos incríveis. Por isso, é preciso ter noções de gestão de negócios, mas, principalmente, de marketing, para que seja possível criar estratégias efetivas para vender mais e prosperar no mercado.

Por isso, em nosso post de hoje você entenderá melhor o que é o marketing, bem como receberá dicas valiosas para transformar suas habilidades fotográficas em um negócio rentável e sua principal fonte de renda. Confira!

Antes de tudo: entenda o que é marketing e para que ele serve

Apesar de ser utilizado pejorativamente em situações relacionadas à propagandas enganosas e divulgação de ações efetivas para ludibriar os consumidores, o marketing é, na verdade, um conjunto de práticas atreladas à comunicação, mercado, relacionamento e consumo, agregando valor ao consumidor final.

Seu objetivo é satisfazer necessidades dos consumidores, estimulando o aumento da demanda para as ofertas de uma empresa. Ou seja, trabalhar estratégias e ações que ampliem a visibilidade do seu serviço de fotografias, para um público que possua essa necessidade, transformando-o em um potencial cliente.

Por que você deve investir em marketing na fotografia

O trabalho de um fotógrafo é valorizado por suas habilidades artísticas, contudo, assim como outros negócios, os fatores preço, praça (local de atuação), promoção e seu produto podem ser definitivos para fechar novos negócios. Por isso, esses fatores, conhecidos como os 4Ps do marketing, precisam ser desenvolvidos em harmonia para se alcançar os objetivos pretendidos.

Todo empreendimento possui concorrentes e para se diferenciar deles é preciso conhecer bem o público que se almeja atingir. Por isso, é bastante comum no mercado fotográfico a segmentação das atividades por nicho. Exemplo: fotógrafo de eventos; de casamentos; de moda e assim por diante.

Exatamente por isso, esta é a primeira grande dica deste post para que você crie estratégias efetivas para vender mais: escolha um nicho de atuação. Em seguida, analise seus concorrentes para entender qual o apelo deles, o que fazem para atrair novos clientes e como é a sua forma de trabalho. Com base nisso, você deve analisar o perfil do público que você pretende atrair, o que auxiliará na identificação das melhores oportunidades de divulgação e vendas para o seu negócio.

Como criar estratégias efetivas para vender mais

Agora você já sabe como iniciar o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para o seu negócio de fotografias. A partir dos dados e informações coletadas, assim como do seu nicho de trabalho, o próximo passo para criar estratégias efetivas para vender mais é desenvolver um planejamento estratégico.

Basicamente, o seu planejamento deve envolver seus objetivos de negócio, o que será feito, por quem e quanto isso custará. Além disso, deve ser acompanhado de um cronograma de execução, apontando como isso será feito no decorrer do período planejado. Isso também envolve a definição de metas e dos indicadores de resultado que serão acompanhados.

As ações mais certeiras, contudo, dependerão do seu mercado. Por exemplo, investir em anúncio para uma revista de noiva será indicado para atrair este tipo de público. Há que se considerar que as pessoas não procurarão por seus serviços se eles não o conhecem e, por isso, é indispensável a qualquer negócio investir na promoção da marca e no relacionamento com atuais clientes. Isso porque os seus consumidores atuais são uma excelente forma de trazer mais receita, seja na contratação de um novo serviço ou na indicação de novos clientes.

O marketing digital como estratégia para promoção de baixo custo

Quando se fala em marketing, muitas vezes já remetemos o pensamento às enormes campanhas publicitárias, com propagandas na tv que custam uma quantia considerável e, por isso, são inviáveis às micro e pequenas empresas, como o seu estúdio fotográfico, certo?

Com o avanço tecnológico e a mudança do comportamento do consumidor — que cada vez mais utiliza a internet como canal para encontrar e contratar fornecedores —, o marketing digital vem se consolidando fortemente como uma alternativa viável para atrair, conquistar, converter e fidelizar clientes.

Isso porque, além de propiciar um trabalho estratégico altamente segmentado, o marketing digital não impõe restrições quanto ao investimento. Muitas das ações podem ser desenvolvidas por você mesmo, como alimentar as redes sociais, criar um blog para compartilhar seus trabalhos, entre outros.

Além disso, alguns recursos e ferramentas da área não exigem investimento mínimo, o que possibilita a qualquer empresa utilizar canais de mídia independentemente do orçamento disponível, como os links patrocinados, por exemplo, que são os anúncios nos sites de busca e redes sociais, ou como o Google AdWords e o Facebook Ads.

Isso também ocorre com o envio de e-mail marketing, que pode ser realizado para até 2 mil contatos por meio de algumas plataformas gratuitas, favorecendo esse investimento para estreitar o relacionamento com seus atuais consumidores e, assim, auxiliar no aumento de suas vendas.

Como definir quais são as estratégias mais indicadas para o seu negócio

A premissa para a definição de quais estratégias você deve estruturar para fazer o seu negócio prosperar vai partir da análise do perfil de seu cliente ideal, tendo como base os seus atuais consumidores. Afinal, a sua abordagem com eles já foi efetiva e, agora, você precisa escalar e ampliar contatos proporcionalmente aos ganhos que deseja obter — e claro, ao quanto você consegue atender.

Dessa maneira, você conseguirá identificar quais são os canais mais indicados para posicionar a sua marca, bem como quem são seus potenciais parceiros. Por exemplo, se você atua no segmento de fotografia para casamentos, pode firmar parcerias com cerimoniais e revistas da área, usando o seu trabalho como permuta para divulgar o seu nome.

São várias as opções para que você aumente a lucratividade do seu negócio com o auxílio das estratégias de marketing. Por isso, analise o que seus concorrentes estão fazendo, em que eles estão investindo e as possibilidades que o seu nicho oferece para criar estratégias que gerem resultados.

E você, já aplica o marketing e sua ampla gama de estratégias e ações para gerar resultados em seu negócio de fotografia? Tem alguma dúvida sobre como colocá-lo em prática? Compartilhe com a gente sua opinião!

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