Carregando...

Os 7 níveis da carreira de fotógrafo. Descubra em qual você se encaixa.

Outros

O fotógrafo americano Ken Rockwell mantém desde 1999 um influente website com resenhas de câmeras e dicas de fotografia. Ele afirma que suas anotações são "mais lidas do que o trabalho de qualquer outro autor de fotografia na história". Dá para entender então por que um post sobre os 7 níveis da carreira do fotógrafo causou tanta repercussão. Em qual deles você está? Descubra:

Nível 7: Artista

É o nível mais alto. O Artista fixa sua imaginação numa forma tangível que é a fotografia. Ele captura o espírito da pessoa, coisa ou local - real ou imaginado - e quem vê responde a isso. É um completo mestre de sua ferramenta, que não despende esforço consciente em questões técnicas. Ele segue o fluxo.

A parte triste: ninguém conhece o trabalho do Artista. Eles são ruins de marketing pessoal e também duvidam da genialidade do próprio trabalho. Não gostam de expôr porque o trabalho é a própria alma deles. Exatamente por isso, a menos que você conheça um Artista pessoalmente, você nunca verá essas fotos, a menos que ele se rebaixe ao nível de Vendido.

Nível 6: Vendido

É aquele perfil de fotógrafo que vende a sua alma ao aceitar dinheiro em troca de sua arte. Devido a isso, ele não arrisca mais novos estilos, seu negócio é a renda financeira! Se adquirir representação (de uma galeria ou agente, por exemplo), ele pode perdê-la se tentar coisas novas. O Vendido bem-sucedido ficará assim para sempre.

Nível 5: Amador

Quem recebe menos de metade de sua renda com fotografia é Amador. Isto não tem nada a ver com a qualidade das fotos. Amadores amam criar fotografias. Os bons Amadores de espírito puro podem acabar pulando direto para o nível de Artista. Amadores que acham que câmeras melhores podem melhorar suas fotos podem cair para o nível 1 da carreira (ver abaixo).

Quase todos os Amadores usam Canon SLRs.

Nível 4: Fotógrafo de fim de semana

A mamãe, e a maior parte das pessoas. Querem memórias, não fotos. Os fotógrafos casuais que são artistas gráficos, muitas vezes criam imagens fantásticas que deixam todo mundo de queixo caído.

Usam câmeras automáticas ou descartáveis, que dão os mesmos excelentes resultados das Canons, Contaxes, Leicas e Nikons usadas por todo mundo.

Nível 3: Profissional

A pessoa que deve 100% de sua renda à venda de fotografias. Criam imagens para comércio. Gastam a maior parte do tempo procurando trabalho e reclamando que outros fotógrafos cobram pouco. Usam Nikon SLRs, Mamiya de médio formato e Calumet 4x5". Não têm a grana dos Amadores para gastar em equipamentos caros.

Nível 2: Amador Rico

Quase todos homens, quase todos velhos e aposentados, com muito dinheiro para gastar em câmeras. Acreditam que imagens borradas em P&B de gente pobre é arte. Muitos se preocupam demais com equipamento, outros não dão importância porque já acham ter o melhor. Poucos Amadores Ricos produzem trabalho mediano. Ou é muito ruim ou é muito bom.

Nível 1: Masturbador de equipamento

São homens sem alma, que, por isso mesmo, não podem expressar qualquer imaginação ou sentimento. A maior parte vêm da Computação, das Ciências ou da Engenharia. Como se importam muito em medir o desempenho das câmeras. são chamados por Rockwell de "Measurbators", um trocadilho com a palavra "measure" (medida) e "masturbator" (de óbvio significado).

Nível 0: Especialista online

São pessoas que não tiram fotos, por isso não são um nível de fotógrafo. Gastam seu tempo pesquisando sobre câmeras e divulgando suas opiniões irrelevantes na internet. Gostam de falar e pesquisar, mas não apertam o obturador, se é que vocês entendem.

E aí, o que achou? Só uma coisa: Não leve a mal, tudo não passa de uma brincadeira!

Junte-se aos 24891 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia