Carregando...

3 formas de ganhar dinheiro como fotográfo sem fotografar

Outros

A arte de captar imagens através das lentes de uma câmera fotográfica é algo que exige extrema sensibilidade e dedicação de quem se predispõe a seguir a vida profissional como fotógrafo. A experiência, o olhar crítico e a capacidade para descobrir os melhores ângulos de pessoas e paisagens, mesmo em situações adversas, é conquistado pelo profissional com o tempo e a prática.

Essa experiência pode abrir portas e novas oportunidades profissionais, além de garantir um ganho monetário maior ao fotógrafo. De que forma? Ensinando, passando para frente seus conhecimentos, dando dicas aos novatos e contando histórias sobre o universo profissional. Conheça 3 formas de ganhar dinheiro sem fotografar:

Aulas particulares

Pelo menos 90% das pessoas já tiveram vontade de fazer um curso de fotografia em algum momento da vida. O fascínio em captar de forma artística retratos diversos é o ponto de partida do desejo de ter mais conhecimentos e técnicas para manusear câmeras mais elaboradas e que produzem uma qualidade fotográfica melhor.

Se você tem um bom conhecimento prático e técnico, jogo de cintura, sabe se expressar e transmitir uma informação sem grandes dificuldades, uma boa dica é apostar em aulas particulares.

Tornar-se professor é uma alternativa inteligente e que pode render bons retornos financeiros. Primeiro porque você não precisa de muito espaço, a própria cidade, praias e parques são os “estúdios” ideais para treinar fotografia, segundo que o equipamento usado deverá ser do aluno interessado e em terceiro lugar, você pode programar seus horários de acordo com a sua disposição.

Você pode optar em dar aula para uma pessoa só ou formar pequenos grupos de três ou quatros alunos em um mesmo horário.

Palestras

Para quem acha que não leva jeito para ensinar ou não tem paciência para isso, pode entrar para o universo das palestras. Os anos de estrada atrás de uma câmera, captando detalhes e eternizando momentos sempre atrai ouvintes.

Seja em feiras de profissões, em universidades, escolas ou empresas que atuam com mídia e comunicação, um palestrante disposto a contar sua bagagem e com habilidade para interagir com o público é sucesso na certa.

Um profissional que consegue se promover positivamente e traz referências, histórias e novidades para o público consegue monetizar bem seu conhecimento. Em média, o mercado de palestras costuma render entre R$2 mil a R$10 mil ao palestrante, dependendo da região e do evento no qual irá se apresentar.

Workshops

O workshop é uma mistura da palestra com a aula particular, onde podem ser apresentados todos os conceitos básicos da profissão, rotina e mercado de trabalho e, além disso, serve para ensinar alguns desses conceitos na prática.

Ou seja, os workshops são trocas de experiências e conteúdo de maneira dinâmica entre o público e o profissional convidado. Esse tipo de evento é muito bom para promover o nome do profissional e serve como portfólio para abrir novas oportunidades.

Para quem não quer mais a rotina como fotógrafo, mas possui anos de estrada e muita experiência e conhecimento para passar adiante, vale a pena investir em uma dessas alternativas para guiar sua vida profissional.

Já pensou em largar a câmera e perseguir outras opções? Deixe um comentário e dê sua opinião!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia