Carregando...

Como tirar boas fotos usando melhor a luz do dia?

Dicas

Belas fotografias chamam a atenção graças a muitos elementos da composição, desde a paisagem, até os efeitos que um bom fotógrafo consegue realizar. Um desses é a iluminação, fator muito importante para a foto e que pode ser feita de diferentes formas. A luz natural do dia é uma das melhores opções de iluminação para criar lindos momentos que merecem ser fotografados. Mas não é tão fácil assim usar o sol para obter bons resultados, por isso alguns cuidados devem ser tomados para que as fotos saiam impecáveis.

Quer saber como captar lindas fotografias usando a luz do dia a seu favor? Acompanhe essas dicas:

Sol intenso

O sol muito forte pode ser um grande vilão. Muitas pessoas acham que quanto mais luz mais bonita fica a foto, mas isso é um erro. A luz muito forte evidencia pequenos defeitos, atrapalha a pessoa retratada de manter os olhos abertos — e eles acabam saindo fechados ou entreabertos  — e a claridade da foto fica muito intensa, podendo ficar até branca. Já a luz do meio do dia pode criar muitas sombras e fazer com que o objeto que será fotografado fique escuro. A luz intensa pode até ser interessante se a intenção for deixar o objeto apenas com uma silhueta, como uma sombra. Mas para uma foto bonita e suave, os horários ideais para fotografar são a manhã e o final de tarde.

Utilizando as sombras

Caso você opte por fazer a fotografia em uma sombra, a luz mais intensa pode funcionar, já que o objeto não estará recebendo a iluminação diretamente. Na sombra, essa luz intensa do sol ficará difusa, ideal para esse tipo de foto. Você também pode se aproveitar de padrões naturais de sombras, como o sol passando através de arvores e folhas.

Contra o sol

Algumas pessoas não gostam de fotografar contra o sol, pois isso resulta em certos “defeitos” na foto, como manchas e raios. Mas e se esses defeitos forem intencionais? Eles podem criar traços interessantes e deixar a fotografia impactante.

Luz de fundo

Usar o sol como fundo para a foto é uma excelente ideia. No caso dos dias nublados não é necessário flash, mas com o céu mais aberto e com mais sol, utilize o flash para equilibrar e, principalmente, para iluminar o rosto da pessoa que será fotografada. Essa pessoa deverá estar de costas para o sol, por isso o ideal é escolher um horário em que o sol possibilite esse ângulo.

Utilize um polarizador

Esse pequeno acessório é de grande ajuda na hora de fotografar objetos que apresentam muitos reflexos e brilho, como água e vidros. Se a sua intenção for tirar esses reflexos indesejados, o polarizador vai fazê-los desaparecer.

Agora você já está preparado para fazer belas fotografias durante o dia, utilizando a luz natural. Cada posição do sol cria efeitos diferentes e interessantes, ajudando o fotógrafo a alcançar o resultado esperado. Tudo depende da sua intenção e de qual efeito você deseja criar.

Você gosta de fotografar à luz do dia? Conhece alguma outra técnica que costuma utilizar em seus registros? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Junte-se aos 24891 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia