Carregando...

Profissão fotógrafo: 4 dicas para organizar o trabalho

Dicas

Como muitos sabem, na prática a rotina profissional de um fotógrafo pode tornar-se um caos se não for conduzida com muita organização e planejamento. Isso se deve ao fato de que o fotógrafo profissional não é apenas um artista, mas também um gestor financeiro, um organizador de portfólio, um gestor de horários e também aquele que mantém relações com seus clientes — e está sempre em busca de novos.

Ou seja: a vida profissional de um fotógrafo é menos encantada do que muitos pensam por aí. A autonomia das profissões liberais cobra seu preço, cuja moeda deve ser sempre a organização e a disciplina. Pensando na profissão do fotógrafo preparamos algumas dicas para organizar o trabalho e ajudá-lo a prosperar cada vez mais na sua carreira. Confira!

Faça um cadastro de todos os seus clientes

Não há nada mais comum do que precisar do contato de um cliente e não encontrar imediatamente, sendo necessário recorrer aos e-mails trocados para achar o número de telefone. Evite essa perda de tempo e tenha o cadastro dos seus clientes sempre atualizado em uma agenda, seja ela virtual ou física. Já no primeiro contato peça o e-mail, o telefone fixo e o telefone celular. O mesmo vale para os parceiros, fornecedores de suprimentos e outras pessoas que estão ao redor de sua atividade.

Anote todos os compromissos e datas

Todo profissional que deseja ter o mínimo de organização e procura cumprir com suas atividades no prazo deve ter uma agenda com seus compromissos anotados. Data, horário, local e cliente são as informações básicas a serem anotadas. Se o encontro for no seu estúdio, é necessário anotar do mesmo modo para que você não se esqueça do compromisso e acabe ficando ausente no horário marcado. Já pensou que desagradável para o seu cliente? Portanto, anote todos os encontros, todos os prazos de entrega, todos os combinados e todos os compromissos, por menos importantes que pareçam. Você deverá estar com esse registro sempre em mãos para que nenhuma falha ou furo aconteça, fortalecendo a sua boa relação com os clientes.

Faça um planejamento dos prazos

Antes de pegar um trabalho de urgência cujo prazo apertado foi estipulado pelo cliente, verifique se você tem condições de cumpri-lo. Para isso você deve consultar a sua agenda e ver se existem outros trabalhos prioritários ou mais longos, que exigirão sua dedicação integral. Se não vai dar para fazer, nem aceite o compromisso. A consciência de seus limites, suas capacidades e seu tempo disponível devem ser a condição para aceitar (ou não) trabalhos e estipular os seus próprios prazos. Isso é essencial para uma boa organização e realização de suas tarefas.

Utilize plataformas unificadas para organização

Você sabia que existe um sistema de gestão para fotógrafos e estúdios de fotografia que oferece as mais diversas funcionalidades em uma só plataforma? Estamos falando do GREAT!, um sistema que funciona na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo, seja do tablet, do computador ou do smartphone. Uma plataforma como essa é a melhor opção para ajudar no quesito organização, pois oferece as seguintes possibilidades: gestão financeira; envio de SMS manuais ou automáticos; envio de boletos via e-mail; seleção de fotos; cadastro e gestão de clientes, fornecedores e outros contatos; agenda de tarefas e compromissos; controle de oportunidades; criação de contrato automático dentre muitas outras. O GREAT! otimiza ainda mais o seu trabalho de fotógrafo e organiza as várias atividades implicadas nessa profissão.

E então, o que achou de nossas dicas? Você está pronto para começar a se organizar e tornar o seu trabalho ainda mais produtivo? Se quiser se aprofundar mais nessa questão, baixe o nosso e-book (“O guia de organização do trabalho do fotógrafo - Como gerir tarefas e finanças para alavancar a carreira!"). Qualquer dúvida ou sugestão, escreva para nós!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia