Carregando...

Como trabalhar melhor o foco da fotografia?

Dicas

O foco é um dos principais elementos da fotografia. É ele quem define o ponto da imagem que recebe mais nitidez. Dependendo do tipo de lente utilizada, toda a área em volta do ponto focal pode ficar menos visível, fortificando ainda mais a força daquele item da foto. No entanto, para utilizar bem esse recurso, é preciso conhecer a fundo a fotografia e a operação da câmera.

Na geometria óptica, o foco diz respeito ao ponto de encontro da luz com o objeto. Graças à forma como o foco é ajustado na fotografia, é possível obter efeitos únicos utilizando combinações diversas de pontos focais. A melhor forma de aproveitar esse recurso com o máximo de liberdade criativa é utilizando o controle manual.

Se você está adquirindo uma câmera, aproveite para buscar o máximo de informações que puder sobre ela. Um dos pontos a ser consultados é se ela oferece controles manuais ou não. Somente com esse recurso você poderá ter total controle sobre como ficará a sua foto, não ficando sujeito aos ajustes automáticos, que podem estragar e impedir o efeito que você deseja.

Confira a seguir algumas maneiras de trabalhar melhor o foco da fotografia:

No controle do foco

Uma das mais importantes dicas relacionadas ao controle do foco em fotografia diz respeito ao ajuste automático. Câmeras profissionais e amadoras possuem uma opção chamada de foco automático (ou "auto focus", às vezes marcada na câmera com a sigla "AF"). Essa função ajusta o foco para o ponto central da foto quando o obturador é disparado. Desabilite esta função para ter mais liberdade ao escolher o ponto focal e não perder esse ajuste ao tirar a foto.

A melhor forma de trabalhar o foco da fotografia é tomar o controle das configurações e não deixar que elas ditem como será a sua foto. Trabalhe apenas com ajustes manuais e siga a sua convicção. Na maioria das câmeras profissionais, é possível escolher vários tipos de distribuição de pontos focais pela imagem ou apenas um. Trabalhe essas escolhas de forma eficiente e consiga o efeito exato que você está buscando na sua foto.

Alguns modelos de câmera fotográfica permitem ainda detectar automaticamente os rostos da imagem e focar neles. Trata-se de um recurso que pode ajudar a tirar fotos rotineiras de pessoas, como em casamentos e outros eventos. Para fotos artísticas, porém, o ideal é manter o máximo de funções no controle manual. Dessa forma, você tem mais liberdade para inovar.

Quebrando as regras

Conforme é possível aprender na maioria das escolas de fotografia, o foco serve para que seja possível ajustar a nitidez da foto, de forma que o elemento principal fique visível e nítido. Essa é a configuração padrão das câmeras automáticas: apontamos a câmera para o objeto e ela automaticamente deixa o ponto focal mais nítido.

Só que fotografia é uma arte. E como qualquer arte, não existem regras. Produtos finais muito mais interessantes podem ser obtidos ao quebrarmos as regras. Existem diversos exemplos de fotografias inovadoras feitas com o objeto ou pessoa desfocados, ou com toda a imagem fora de foco. Se o momento te inspirar a isso, arrisque tirar uma foto com um ajuste de foco pouco comum. O resultado pode surpreender.

Você também possui dicas de como trabalhar melhor o foco em suas fotos? Compartilhe conosco nos comentários.

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia