Carregando...

Profissão fotógrafo: 4 dicas para organizar a agenda

Dicas

Assim como em qualquer outra carreira, o sucesso do fotógrafo depende, além da técnica e talento do profissional, de uma boa dose de organização. Ter uma agenda bem estruturada, com espaço programado tanto para suas atividades fixas quanto para aquelas que podem surgir de uma hora para outra é a melhor maneira de garantir a qualidade do seu trabalho e dar um gás na sua produtividade!

Não sabe por onde começar? Veja nesse post um passo a passo com 4 dicas para organizar sua agenda.

1 - Liste seus objetivos profissionais e suas atividades diárias

O primeiro passo para organizar sua agenda pessoal é ter em mente quais são seus objetivos profissionais e quais são suas atividades diárias. A clareza dos seus objetivos é importante para que você avalie se está dedicando tempo suficiente para alcançá-los ou não.

Digamos, por exemplo, que você tenha como objetivo ampliar sua carteira de clientes. Para que esse objetivo seja alcançado, você inevitavelmente precisará dedicar parte do seu tempo à divulgação do seu trabalho. De que adianta ter o aumento da carteira de clientes como objetivo se você estiver gastando todo seu tempo com ensaios, eventos, tratamento de imagens e diagramação de álbuns? Se essa é uma das suas metas, prepare-se para se dedicar a outras funções!

Com objetivos em mente, descreva detalhadamente todas as suas atividades diárias ao longo de um mês. Para ter mais clareza de quais são elas, faça um relatório de atividades durante o período, anotando tudo o que você faz diariamente. Ao final do mês, avalie essas tarefas e liste quais delas são fixas e quais podem ser consideradas “extras” ou “pouco frequentes”.

2 - Analise e separe suas tarefas por categorias

Agora que você já sabe quais são suas tarefas diárias, é hora de categorizá-las. Crie, por exemplo, a categoria “trabalho com imagens” para tarefas como tratamento de provas, inserção de assinatura nas fotos, tratamento da seleção final do cliente e diagramação do álbum.

Para os momentos de elaboração de briefing junto ao cliente, apresentação do trabalho, orçamentos, fechamento de serviço, assinatura de contratos e entrega de álbuns, crie a categoria “reuniões com clientes”. Da mesma forma, crie uma para os trabalhos em estúdio ou eventos externos, como casamentos, formaturas, fotos de gestante e família. Caso você tenha anotado alguma outra atividade fixa, não se esqueça de categorizá-la também.

3 - Organize as categorias dentro da semana

Com as categorias já definidas, é hora de distribuí-las em sua agenda semanal. Como sabemos que os trabalhos externos (fotografia de casamentos e festas) geralmente acontecem a partir das sextas-feiras e seguem por todo o final de semana, separe os primeiros dias da semana para as tarefas de escritório, como o trabalho ténico com as imagens ou reuniões.

Lembre-se também de incluir um espaço para atribuições extras que possam surgir ao longo dos dias. Ir ao banco, levar equipamentos para manutenção, buscar álbuns, reunir-se com assistentes e até mesmo dedicar-se à cursos de aperfeiçoamento podem ser incluídos nesse espaço. Deixe até mesmo um tempo livre, contando com a margem de erro dos compromissos, afinal, imprevistos acontecem.

Nessa fase, é importante que você estipule prazos para si mesmo. Quanto tempo leva, em média, para tratar 100 fotos? Qual o tempo máximo dedicado à uma reunião com o cliente? Quanto você leva para organizar e realizar um ensaio de fotos em estúdio? Pense nisso e estabeleça prazos possíveis para si — depois, se esforce para cumpri-los!

4 - Separe um tempo para repouso e lazer em sua agenda

Como ninguém é de ferro, permita-se descansar e vivenciar momentos de lazer com amigos e família. Uma forma de fazer isso é separando um final de semana por mês totalmente livre, e espaços durante a semana para atividades físicas e momentos com a família. Estipule um horário de trabalho durante a semana e atenha-se a ele. Isso deixa sua rotina mais leve e produtiva.

Quer mais dicas sobre organização da rotina do fotógrafo? Baixe gratuitamente o nosso e-book ("O guia de organização do trabalho do fotógrafo - Como gerir tarefas e finanças para alavancar a carreira!") e aprenda tudo sobre como administrar melhor a sua vida profissional.

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia