Carregando...

4 dicas para vender suas fotos para bancos de imagem online!

Dicas

Você manda bem em fotografia? Que tal vendê-las para bancos de imagem online? Esta é uma das febres na internet que vem ganhando muito espaço, fazendo com que pessoas do mundo inteiro se dediquem exclusivamente a tirar boas fotos e vendê-las para bancos de imagens como Shutterstock e Fotolia, por exemplo.

Como tirar uma boa foto para vender em bancos de imagem

Antes de qualquer coisa, é necessário observar o que o mercado está comprando, só assim você vai ter retorno para o seu investimento. Pesquise na internet, olhe revistas, sites e bancos de imagens. O que as pessoas estão usando? Invista nisso!

Num segundo momento, verifique se você tem um bom equipamento de fotografia. É preciso ir além e investir em uma boa máquina fotográfica, um bom flash externo e outros apetrechos que te dêem mais segurança na hora de tirar “A” foto. Uma boa câmera só também não adianta. Você tem que saber usá-la. Explore os recursos da sua máquina fotográfica, conheça-a a fundo e arrase nas fotografias que tirar.

Quais bancos de imagens online podem comprar suas fotografias

O número de bancos de imagens trabalhando com a compra de fotografias de profissionais e amantes da fotografia está crescendo cada dia mais, por isso uma boa pesquisa na internet vai te dar diversas opções. Entre elas, as mais conhecidas são: Shutterstock, Fotolia, Dreamstime, iStockphotos, 123RF e Depositphotos.

Como funciona o pagamento dos bancos de imagens online

A maioria dos sites que compram fotos trabalham com comissões por download, ou seja, a cada pessoa que faz o download da sua fotografia você ganha uma porcentagem que varia de 20% a 60%. Alguns trabalham também com créditos, que você pode trocar por dinheiro a cada período ou outros serviços do site. Programas de afiliados também vêm sendo bastante utilizados por estes sites, por isso é preciso ler com atenção a política de comercialização das fotografias, bem como outras regras que possam impactar no seu trabalho.

Alguns bancos de imagens online cobram por número de downloads, outros por finalidade de uso e outros ainda com royalty-free, ou seja, a pessoa baixa uma fotografia e pode usá-la quantas vezes quiser. As opções de cobrança por download ou finalidade de uso trazem maior retorno para o fotógrafo, enquanto no royalty-free quem compra a imagem tem total direito de usá-la quantas vezes desejar com apenas um pagamento.

Photoshop e editores de imagens

Para vender ótimas fotos para bancos de imagens online você precisa se dedicar e aprender a trabalhar com editores de imagens, como o Photoshop. Com ele é possível corrigir falhas na foto, como sombreamento, aumentar a superfície para que o designer possa trabalhar os textos e ainda aplicar alguns filtros e texturas para tornar sua foto mais atraente.

Estudar um pouco sobre teoria das cores, contraste, e outros temas relacionados à fotografia podem te trazer um olhar diferenciado, valorizando seu trabalho como fotógrafo. Lembre-se: conhecimento nunca é demais.

Vender fotos para bancos de imagens online pode ser divertido e, além disso, trazer uma renda extra para você. Aproveite sua aptidão e comece a investir em algo que você goste e que reflita no trabalho de outras pessoas. Já pensou ver uma fotografia tirada por você em uma revista de circulação nacional?

Junte-se aos 24791 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2019 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia