As melhores práticas para tirar fotografias a noite
DicasA fotografia noturna tem seu charme. Quando ela consegue captar as nuances, as luzes e o clima da noite, é de se admirar. Mas nessas condições especiais de luminosidade, é preciso saber obter o máximo da sua câmera para captar as melhores fotos, tanto ajustando quanto posicionando o seu material de forma adequada. Então aqui vão algumas dicas que ajudam a garantir a qualidade da sua imagem:
1- O tripé é essencial
Isso mesmo. Quando o assunto é fotografia noturna, o tripé faz toda a diferença, já que você precisa aumentar o tempo do obturador para captar a luminosidade. Se você é fotógrafo, sabe que ao fazer isso a câmera fica sensível a qualquer tremidinha distraída, o que pode destruir todo o seu trabalho. Então garanta a luz, a estabilidade e nunca esqueça seu tripé!
É claro que se você estiver em uma parte mais iluminada do ambiente, você pode usar ISO alto para obter maior velocidade de shutter, o que dispensaria o tripé. Mas, se você quer manter suas imagens sem ruído e granulação, o tripé ainda é a melhor solução. Se mesmo com o tripé as suas fotos ficarem borradas, vale a pena usar um temporizador.
2 – Não espere escurecer completamente
Lembre-se de setar a câmera antes de o céu ficar um breu total. O azul escuro do começo da noite vai te ajudar a ter uma exposição equilibrada e ainda vai facilitar a captação e o contraste com as luzes artificiais.
3- Pense em apostar na profundidade de campo
Sempre que se fala em fotografia noturna, a dica é obter mais luminosidade e manter o diafragma bem aberto. Mas para obter luzem bem nítidas, você pode usar a profundidade de campo, basta usar o diafragma um pouco mais lento para ter uma imagem em grande proporção e focada.
4 – Escolha o balanço de branco errado
O azul do céu tem um tom muito mais dramático e poético se você optar pelo azul profundo. Para destacar esse clima, a dica é usar o balanço de branco errado, optando pelo incandescent/tungsten. Ele pode ser usado para realçar menos o clima quente das luzes e intensificar o clima da noite na sua foto.
5 - Use baixa exposição para criar rastros de luzes
Para obter rastros de luzes de carros de danceterias ou até de fogos de artifício, é preciso usar uma exposição alta para obter o movimento da luz. Um tripé pode ajudar a deixar os outros elementos bem definidos, enquanto as luzes cuidam de preencher, deixar a foto mais viva e interessante. No caso de carros ou fogos de artifícios, você pode ousar ainda mais: use várias exposições e as sobreponha no Photoshop. O resultado é bem instigante!
6 – Fotografe a melhor lua com a melhor lente
Se seu objetivo é captar a lua, planeje com antecedência. Acompanhe a previsão do tempo, procure por um céu limpo e vá equipado. Para mostrar toda a beleza desse satélite, use lentes telephoto, que garantem enquadrar a lua em sua melhor forma. Use no mínimo a de 400mm, que vai te dar o poder de uma de mais de 600mm ao ser acoplada em uma APS-C DSLR. Experimente!
No mais, curta a noite e brinque com o brilho, com a cor azul, com o foco, com a lua e com a luz. A fotografia noturna é encantadora e quanto mais você testar, mais novas experiências e texturas surgirão. Aproveite e depois conte para a gente o resultado.