Carregando...

Conheça as redes sociais de fotografia e como usá-las para conseguir clientes

Dicas

Não basta tirar boas fotos, é preciso saber vender o seu trabalho. As redes sociais têm sido um dos meios para isso e usadas por todos os tipos de empresas: pequenas, médias e grandes. Por que a fotografia deveria ficar de fora?

Instagram, Pinterest, Flickr, Vimember… O universo de compartilhamento on-line pode alavancar o boca a boca do seu negócio e trazer aism rentabilidade. Conheça cada rede e saiba como usá-las em nossas dicas de hoje:

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais criticadas por fotógrafos, porque muitos se incomodam com a ideia de que qualquer pessoa pode tirar uma foto esteticamente interessante apenas usando os filtros disponíveis na rede e ficar conhecida por isso. Em poucos segundos, alguém que nunca usou uma máquina profissional pode conquistar milhares de fãs.  Exatamente por isso a rede deveria ser adorada pelos profissionais da fotografia. Além de incentivar o amor pela imagem, é um grande portal para mostrar o seu portfólio.

Pinterest

O Pinterest funciona como álbum de coleções de referências e de interesses das pessoas. Por lá, quase tudo não é original. Por isso, você pode ganhar destaque com originalidade e se assimilando a tags que são procuradas pelas pessoas em geral, como #casamento, #fotografia #book, etc. Encontre a sua praia e categorize tudo para ser facilmente encontrado.

Flickr

O velho e conhecido Flickr é amado pelos profissionais da fotografia. Lá você encontra fotos profissionais e de muita qualidade. É fácil de usar, de postar e compartilhar. Para se diferenciar, aqui o esforço é maior e a dica é sempre usar outras redes sociais para compartilhar seus álbuns com seus clientes e possíveis clientes, pois pode ser que eles estejam mais no Instagram e no Facebook ou Pinterest do que nesta rede em questão.

Dicas para arrasar nas redes sociais

- Ouse

Nas redes sociais, imagem é tudo.

Procure entregar imagens que impactem de alguma forma clientes e possíveis clientes. Afinal, em uma mar de opções de fotografias, você deve sempre procurar usar seu conhecimento e imaginação para atrair as pessoas ao entregar imagens interessantes.

- Não venda, se relacione.

Não tenha o objetivo de vender suas fotos como produtos. As redes sociais foram criadas para que as pessoas se relacionem. Uma consequência desse bom relacionamento é o compartilhamento, que pode gerar bons negócios. Entregue conteúdo sem pretensão e seja recompensado por isso!

- Evite compartilhar posts de outras pessoas, mas compartilhe!

Isso serve para todas as redes sociais. Pode soar paradoxal, mas é isso mesmo. Tenha sempre conteúdo original em seus posts no Instagram, no Pinterest, no Flickr e no Facebook, isso impressiona mais e gera maior engajamento com suas imagens. Evite compartilhar com muita frequência conteúdo de outras pessoas, mas planeje postar esporadicamente imagens com as quais se identifica e que foram produzidas por outros profissionais reconhecidos. Mostre quem você é e o que você gosta, mas acima de tudo, seja você!

- Invista

Sim, nem tudo é de graça nessa vida. No Facebook, investir em promover seus posts ou a sua Página é essencial para garantir a visibilidade. A rede social restringe a visualização dos posts de pessoas e empresas para menos de 5% dos fãs ou seguidores. Isso quer dizer que eles vivem de publicidade e querem que você pague para ser conhecido. Mas não tenha medo, você determina quanto quer pagar e com pouco dinheiro terá bons resultados.  Já no Instagram, a publicidade não é uma opção. Se o seu perfil é novo e você precisa de amigos, pense em criar eventos off-line que incentivem as pessoas a acompanharem seu conteúdo. Exemplo: As pessoas que compartilharem uma foto e receberem mais curtidas ganharão um quadro com sua imagem de destaque ou um desconto em uma sessão de casamento. Lembre-se de oferecer algo que seja do interesse das pessoas para ter bom retorno. Teste e veja o que atrai mais o seu público.  Para Flickr e Pinterest, como não há publicidade, é preciso interagir com  outras pessoas perfis sempre. Curta, selecione álbuns dos outros, compartilhe. Assim você aumenta a sua rede e faz as pessoas participarem mais da sua Página. Para atrair mais gente, integre seu conteúdo às outras redes sociais e obtenha resultados ainda maiores!

Com tantas opções para divulgar o seu trabalho, você está esperando o que para começar? Teste sua criatividade e perceba o buzz que você mesmo pode criar para seus negócios. Boa sorte!

Junte-se aos 24891 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia