Carregando...

Confira estas dicas para melhorar seu portfólio de fotografia online!

Dicas

O currículo é essencial para pleitear uma colocação no mercado, mas para um fotógrafo, o portfólio vale muito mais. É com ele que o fotógrafo demonstra toda a sua competência e habilidade, sua criatividade e ousadia. Mas como torná-lo atraente?

Melhorando seu portfólio

Assim como no currículo, seu portfólio deve ter uma organização intuitiva, em que o visitante saiba o que e como procurar. Organizá-lo por categorias é uma ótima opção, assim como colocar filtros, por cliente, por ano, etc. Os trabalhos mais importantes devem estar em destaque e todos devem conter uma legenda, explicando como e porquê foi realizado, qual foi o intuito do projeto, quais resultados foram obtidos.

Se o seu trabalho estiver disponível na internet em outros sites, não hesite em colocar os links, isso gera credibilidade e corrobora as informações que você inseriu no portfólio.

Mencionar parcerias e colaboradores que ajudaram em seu trabalho também vale a pena, você pode deixar um link para sites e portfólios destas pessoas. Trabalhar em equipe é uma virtude que agrega valor para o seu trabalho e pode gerar muitos negócios.

Construindo um site

Para aumentar ainda mais a visibilidade do seu portfólio, você pode desenvolver um site pessoal, disponibilizando informações complementares, como um currículo mais completo, sua história pessoa, seu estilo, clientes que foram atendidos, um espaço de contato direto com você, um blog, entre outras informações relevantes e interessantes!

Para desenvolver um site que agregue valor ao seu trabalho, você pode optar por plataformas simples de trabalhar, como o Wordpress, e fazê-lo sozinho. Mas há também a possibilidade de contratar uma agência que desenvolva um site personalizado, com a sua cara, como a AlternativeArt que desenvolveu o site do Great. Um trabalho profissional pode ser o diferencial que você precisa para alavancar sua carreira como fotógrafo. Pense neste investimento!

Qual plataforma utilizar para montar o seu portfólio online

Existem diversas opções de ferramentas intuitivas para a montagem do seu portfólio de fotografia, algumas delas com ótimos recursos e possibilidade de intercâmbio de ideias. Confira:

Coroflot

Além de publicar seus trabalhos no Coroflot, você tem acesso a oportunidades de emprego e trabalhos freelancer, aumentando suas chances de fechar negócios apenas utilizando a plataforma. O Coroflot permite ainda que você tenha acesso a informações como número de visitas ao seu portfólio e a cada trabalho, dando uma visão do que está fazendo sucesso e o que não está.

Cargo Collective

Uma ferramenta bastante completa para a criação de portfólios online, o Cargo Collective é bastante focado nos trabalhos postados, criando um visual clean e atrativo. A plataforma possui uma versão gratuita, que pode ser utilizada com bastante profissionalismo, e uma paga, com recursos extras.

Wix

O Wix é uma ferramenta do Google para criação de sites e tem feito bastante sucesso com profissionais de fotografia, possui diversos modelos de portfólios para serem aproveitados e customizados. No Wix você conta com uma versão gratuita e uma versão paga, onde você pode integrar com um domínio próprio e utilizar recursos como o Google Analytics.

Behance

Totalmente gratuito, o Behance funciona como uma rede social, onde você pode seguir as pessoas, agências e profissionais que quiser, comentando seus trabalhos e interagindo com eles. É uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de fotografia e possui plataforma multimídia, ou seja, você pode postar outros tipos de trabalho, como vídeos, por exemplo.

O que achou das dicas? Pronto para bombar seu portifólio? Deixe o link dele aqui e comente suas estratégias.

Junte-se aos 24891 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia