Carregando...

5 efeitos que vão deixar sua foto um espetáculo

Dicas

Quando o assunto é qualidade fotográfica muita coisa está em jogo. Além do equipamento usado, do olhar e da técnica do fotógrafo, vale sua criatividade e bom gosto. Com tanta gente prestando esse tipo de serviço por aí, sai na frente quem inova e entrega imagens realmente diferenciadas. E, para isso, os efeitos são muito bem vindos! Obviamente, eles precisam ser usados com critério e delicadeza, para que não deixem as fotos feias ou artificiais. A ideia é aqui é aproveitar recursos simples da própria câmera e de alguns softwares básicos para você, fotógrafo. Veja abaixo 5 efeitos incríveis!

Panorâmica

Sabe aquela paisagem imensa que parece não caber na foto? Ou mesmo aquele grupo enorme de pessoas que querem aparecer na mesma imagem? Pois é, o efeito de foto panorâmica é ideal para essas ocasiões. E o melhor, ele já acompanha a maioria das câmeras DLSR profissionais. Para obtê-lo selecione a opção na sua câmera, volte o foco para uma das extremidades da paisagem que pretende fotografar, segure o clique e mova-se lentamente até a outra extremidade, onde você poderá soltar o clique. Neste intervalo, a câmera fez uma sequência de fotos complementares, como um quebra cabeças, e irá uni-las em uma só imagem. Simples e fundamental para todo fotógrafo!

Vintage

Outro efeito que funciona muito bem em fotos pré-wedding, casamentos, book de crianças e família é o Vintage, ou sépia. Este efeito, que deixa a imagem com cara de velhinha, seja pela modificação de pequenos traços de cor, ou pelos tons pastéis ressaltados, pode ser feito de diversas formas. É possível obtê-lo usando uma câmera Lomo, ou mesmo criá-lo com filtros especiais. Nossa dica é: utilize os pressets do Adobe Photoshop Lightroom, software de edição de imagens mais famoso no mundo entre os fotógrafos. Além de oferecer dezenas de filtros já configurados, o Lightroom permite que você brinque com as cores e luzes e crie seus próprios pressets, uma forma de dar um toque totalmente exclusivo para suas imagens. Ah, também é possível baixar filtros prontos na rede.

Superexposição

Pra quem tira fotos na configuração manual da câmera é bem simples fazer este efeito. A superexposição nada mais é do que o aumento do tempo de exposição à luz através da super abertura do diafragma da câmera. Assim, ao invés de programar seu fotômetro para o alcance da nitidez padrão, deixe o diafragma um pouco mais aberto para a luz entrar e dar um incrível efeito nas fotos de paisagens, como do pôr do sol ou mesmo uma panorâmica do céu estrelado.

Zoomada

O efeito chamado “zoomada” dá um toque super especial para fotos noturnas, de objetos estáticos iluminados. E o melhor, você pode obtê-lo com a própria câmera. Para isso, utilize um tripé, posicione a câmera, foque no objeto luminoso que será fotografado, utilize a menor abertura de diafragma possível, aumente a velocidade de exposição para cerca de 3 segundos (ou mais), bata a foto e, neste intervalo de tempo, movimente o zoom manual rapidamente. Para um resultado perfeito é preciso cuidado e agilidade para não movimentar a câmera bruscamente.

Movimento

Sabe aquela imagem incrível de uma cachoeira ou correnteza onde a água parece ter movimento? Pois bem, para obter este efeito utilize um tripé e posicione sua câmera. Antes de bater a foto, aumente a velocidade de exposição e veja o resultado! E, sim, você também pode usar um filtro do Lightroom pra isso.

Pronto pra começar? Teste os efeitos e conte pra gente o resultado!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia