Carregando...

Fotografia de casamento: Confira as melhores práticas!

Dicas

O registro de um dos dias mais importantes da vida do seu cliente está em suas mãos. Fotografia de casamento exige mais do que técnica: é preciso saber lidar com as exigências dos noivos, que passam anos sonhando com o grande dia. As expectativas são altas e nenhum detalhe pode passar batido. Se você quer ser um profissional especializado no ramo, fique atento às dicas para garantir fotos fantásticas e ainda conseguir um boca a boca para o seu negócio.

1.   Deixe claro o que está incluído e o prazo de entrega no contrato

Noivos fecham muitos contratos de fornecedores de casamento e alguns detalhes podem passar despercebidos. Além de incluir quantos fotógrafos, qual o prazo de entrega, a duração da sessão e o tipo das fotos, reforce pessoalmente antes da assinatura para que não haja mal entendidos nem surpresas.  O número de convidados pode alterar, assim como onde a noiva e o noivo vão se preparar no dia do casamento. Tenha a certeza de que inclui os gastos com deslocamento no valor final, assim como tem a cobertura de fotógrafos necessária para o tamanho do evento.

2.   Conheça os noivos e o que eles esperam das fotos

Faça questão de obter um briefing pessoalmente com os noivos. Pergunte sobre as referências que gostam, conheça os detalhes que devem ser obrigatoriamente registrados, como a presença de pessoas idosas ou que vieram de longe e precisam estar na foto. Aproveite para deixar claro que precisa de cerca de1h com os noivos sozinhos durante o casamento para ter boas fotos do casal sem os convidados.

3.   Use roupas discretas e de acordo com o evento

O fotógrafo precisa ser invisível durante a cerimônia e durante a festa. Para se misturar, opte por cores neutras, como a preta. Lembre-se de não chamar a atenção e de que está lá à trabalho e não como convidado. Por isso, seja social e discreto.

4.   Não perca os detalhes – nem o essencial!

Os noivos passaram meses escolhendo a cor da forminha do bombom, o estilo do lencinho que é distribuído, a aliança, a igreja, o padre… Fotografe tudo, desde noivinhos do bolo ao acessórios da noiva. Cada objeto tem uma história e, principalmente a noiva, vai querer relembrar tudo isso. Além dos detalhes, fique sempre a postos para não perder o fundamental: o olhar do noivo quando a noiva chega, a expressão do pai ao guiar a noiva, todos os padrinhos, a aliança sendo entregue, os nomes das solteiras na barra do vestido da noiva, o brinde, a hora de jogar o buquê… são inúmeros momentos! Peça à cerimonialista a sequência do casamento e fique ligado. Qualquer deslize pode fazer você perder um grande momento.

5.   Tenha um ou mais fotógrafos com você

Com tantos detalhes e momentos, com certeza você precisa de mais fotógrafos para garantir que tudo seja registrado. O ideal é combinar entre vocês: enquanto um foca nas reações do noivo em certo momento, outro foca na noiva enquanto o terceiro capta a expressão dos convidados. Pense na emoção de cada um ali presente e sinta como se fosse o seu casamento. Você não ia querer perder nada, não é mesmo? Valorize os olhares, os sorrisos, os abraços e as lágrimas para garantir o registro do clima do casamento e daquilo que, quase sempre, os noivos não conseguiram ver devido à adrenalina do grande dia. Ter mais gente com você também garante o back up das fotos, caso ocorra um desastre inesperado com um dos profissionais.

6.   Garanta backup de tudo que vai levar

Se você não quer que os noivos tenham um ataque de nervos, leve duas cameras, jamais fique sem bateria, sem flash, sem rebatedor e sem transformador, se for necessário. Tenha backup de tudo, isso faz parte do investimento, se você quer trabalhar no ramo e qualquer problema técnico é de sua responsabilidade. Caso algo dê errado, os clientes disseminarão a imagem negativa para todos os convidados e amigos, e talvez você tenha dificuldades de conseguir um novo trabalho. Garanta aquilo que prometeu e esteja sempre preparado para as adversidades. Caso algo fuja do controle, tenha a certeza de que fez de tudo para resolver e jamais prejudique a única coisa que os noivos guardam do casamento: o álbum de fotos.

7.   Visite o local uma ou mais vezes

Conheça as tomadas, qual a extensão necessária, a voltagem, a distância entre os locais, a necessidade de iluminação do local. Para isso, visite o local quantas vezes for necessário para não ter dúvidas e evitar surpresas no dia do casamento.

8.   Saiba lidar com os “Roberts”

Em todo casamento, um tio engraçadinho ou um primo bêbado fazem questão de intrometer nas suas fotos, determinando poses das pessoas e aparecendo nos mais diversos enquadramentos. Tome cuidado para não ser muito rude, mas deixe claro que tinha pensado em outro tipo de foto ou que precisa que ele dê espaço. Os noivos vão te agradecer pelo resultado. Com boas fotos e sem brigas, você garante boa imagem em todos os sentidos.

9.   Use dois cartões de memória por vez - e leve muito mais

Uma dica é gravar as fotos em dois cartões de memoria ao mesmo tempo na sua câmera. Nunca vá ao um casamento com medo de não ter espaço suficiente para fotos. Profissionais especializados indicam sair com 30GB em cartões de memoria na bolsa. Evite estresse ao se precaver e fique tranquilo para criar e registrar os detalhes.

10. Não se desespere!

Em vez de sair registrando 3.000 fotos para não perder nada do evento, tenha calma. Planeje mais cada foto e pense antes de clicar. Assim você garante menos, mas boas fotos, o que facilita a escolha e o tratamento das imagens posteriormente. Sem desespero, mas com atenção, o resultado só pode ser positivo!

Essas são só algumas dicas que podem facilitar as fotos do grande dia dos seus clientes. E fique atento: Depois de tirar as fotos, você precisa cumprir tudo que estava no contrato, inclusive o prazo de entrega. Para evitar dor de cabeça, tenha tudo acordado desde o início e faça acontecer. Inclua imprevistos e períodos de altas demanda no cumprimento desse prazo, assim você poderá trabalhar com calma e entregar o prometido. Bom trabalho!

 
Junte-se aos 24892 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia