Carregando...

6 dicas para tirar fotografias de paisagens inesquecíveis!

Dicas

Fotografar paisagens é um verdadeiro desafio, especialmente para quem está acostumado a fazer registros de pessoas e eventos. Além de ser desafiadora, essa é uma tarefa inspiradora e gratificante, afinal, não há nada mais belo do que as imagens de natureza. Muitas vezes as paisagens são de tirar o fôlego e dispensam qualquer retoque. Coisa rara no universo da fotografia!

Para tirar fotos de paisagens, é preciso adotar as técnicas certas e liberar o espírito criativo que há dentro de você. Não basta usar a razão e aplicar todo o conhecimento fotográfico que você adquiriu ao longo da vida. É necessário ir além para fotografar com sensibilidade e conseguir captar toda beleza e movimento da paisagem. Quer saber como fazer isso? Então dê um ZOOM no nosso artigo e FOQUE nas dicas exclusivas que preparamos para você. Vem com a gente!

Pense no primeiro plano da foto

Uma boa maneira de fazer um clique inesquecível de paisagem é pensar no primeiro plano das suas fotografias.  Escolha um elemento que pode se destacar na imagem e concentre seu interesse nele, de modo que o ângulo, a luz e a perspectiva sejam planejados justamente para valorizar o primeiro plano. Isso vai criar uma sensação de realismo e profundidade na sua foto!

Escolha um ponto focal

O problema de muitas fotos de paisagem é o fato delas reunirem vários elementos. A ausência de um ponto focal torna as fotografias inexpressivas e o espectador vagueia pela imagem sem se concentrar. Para evitar que isso aconteça, escolha uma rocha, uma árvore chamativa, um pássaro ou qualquer outro elemento como ponto focal do seu registro fotográfico. Essa estratégia interfere diretamente na qualidade da sua foto!

Considere o céu na hora de fotografar

Na maioria das fotos de paisagem, o céu é o elemento dominante e, quando ele é fotografado da maneira correta, a fotografia pode ficar sensacional. Mas há também o risco do céu estragar todo o resto da imagem e nem mesmo sucessivos recortes na edição podem salvar a sua foto.  Nesse caso, é melhor considerar o céu enquanto estiver fotografando. Se ele estiver sem graça, ponha  o horizonte no terço superior da fotografia. Mas se ele estiver bonito. Com formações de nuvens e cores interessantes, faça o sol se destacar, colocando o horizonte no terço inferior da foto.

Capture o movimento

Paisagens não são estáticas e os bons fotógrafos reconhecem isso. O ideal é tentar captar o movimento das ondas, o balanças das folhas,  o voo dos pássaros, as gostas de chuva...Como conseguir isso se as fotos são imagens congeladas? Simples! Aumente o seu tempo de exposição para fazer com que mais luz atinja seu sensor e a fotografia ganhe vida.

Saiba aproveitar as oportunidades que a natureza dá

Vários fotógrafos iniciantes cometem o erro de pensar que as fotos bonitas de paisagem são sempre feitas em dias ensolarados. Ledo engano! Por vezes, um temporal, o entardecer, o anoitecer, a madrugada ou dia nublado podem ser verdadeiros presentes para os fotógrafos. Creia nisso, aprenda a aproveitar as oportunidades que a natureza dá e saiba o momento certo de fazer os registros. Assim você vai conseguir sair do lugar comum e tirar fotos nada óbvias.

Mude a sua perspectiva e gaste mais tempo com as fotos de paisagem

Ao invés de fazer os tradicionais cliques rápidos de paisagem, tente gastar mais tempo para encontrar o melhor ângulo. Mude seu ponto de vista, ajuste a iluminação, use o zoom quando necessário e crie seus próprios padrões e dimensões na hora de fotografar. Finalize o processo usando boas ferramentas de edição. Isso faz toda diferença!

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Compartilhe suas opiniões com a gente através dos comentários e não se esqueça de voltar aqui para nos contar como estão ficando suas fotos de paisagem.

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia