Carregando...

5 dicas para criar workshops de fotografia e ganhar um extra

Dicas

A fotografia está mais próxima das pessoas do que jamais esteve. Basta ter um celular e alguns aplicativos de edição de foto e você está pronto para experimentar enquadramentos, cores, formas e diferentes tratamentos de imagem. Em 2015, haverá mais celulares do que pessoas no mundo e muitas dessas pessoas têm vontade de aprender mais sobre a fotografia.

Com esse cenário em vista, um bom passo para um fotógrafo é apostar na criação de um workshop para ensinar as pessoas a fotografar melhor. Além de você fazer o que sabe e gosta, você ainda pode fazer uma grana extra no final do mês. Mas como planejar um workshop fotográfico? Vamos te mostrar agora! Anote essas 5 dicas:

1 - Procure seu público

Comece pensando em que tipo de pessoa teria interesse no seu workshop. Pesquise em seu meio ou na internet o que as pessoas querem aprender quando o assunto é fotografia. Uma pessoa leiga, por exemplo, pode querer aprender como enquadrar melhor uma imagem. Ou quem já entende do assunto, pode estar pensando em de aperfeiçoar seu tratamento de imagem. Encontre uma necessidade e ofereça uma solução.

Quando você definir para quem será seu workshop, coloque o perfil do seu público no papel — isso vai te ajudar na hora de planejar o conteúdo. Escreva a idade, sexo, nível de entendimento do tema e o que mais achar interessante.

2 - Decida o tema

Se você descobriu uma necessidade muito específica do seu público, então essa parte é fácil. Por exemplo, se você vai ensinar para pessoas leigas que têm uma câmera semi profissional, então o tema do seu workshop pode ser “fotografia para iniciantes”, com ensinamentos básicos. Ofereça exatamente o que o seu público quer e você vai estar no caminho certo.

3 - Faça um planejamento

Agora é a hora de começar a estruturar melhor. Onde acontecerá o workshop? Quanto tempo vai durar? O que você vai ensinar? Faça um checklist com os pontos importantes e vá acompanhando por etapas para não esquecer nenhum item. Responda as perguntas certas e comece a dar forma para o workshop.

  • Formato e duração: defina o quê você vai ensinar dentro do tema que você definiu. Divida cada item em módulos, ou lições, e calcule quanto tempo será necessário para ensinar cada um deles.

  • Local e estrutura: pense em qual é o melhor lugar para você ensinar. Você vai precisar de projetor de slides? Ou seria mais interessante uma aula prática, em uma praça?

4 - Defina seu preço

Some todos os gastos que você vai ter como, por exemplo, aluguel de um espaço para a aula, impressão de algum material que você queira distribuir e, claro, a sua mão de obra. Depois, pense se é um valor que as pessoas pagariam pelo curso. Se a resposta for não, enxugue os gastos. Procure um lugar mais barato ou distribua o material através de e-mails. O importante é não ser injusto com seu trabalho e nem com seus alunos.

5 - Peça um feedback

Tão importante quanto planejar um workshop é pesquisar entre seus alunos o que eles acharam. Então pergunte aos participantes do seu workshop como foi a experiência, se gostaram do tema, da estrutura e do conteúdo. Distribua um questionário e o analise depois. Um feedback é algo muito valioso para você trabalhar os pontos fracos e realizar aulas cada vez melhores, atraindo mais alunos no futuro.

Viu como desenvolver um workshop não é impossível? Se você tiver qualquer dúvida ou precisar de mais dicas, deixe um comentário para nós!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia