Carregando...

6 tipos de iluminação para tirar fotos incríveis

Dicas

O resultado de uma boa foto depende muito da luz. É ela que dá nitidez e, muitas vezes, qualidade à foto, por isso é preciso saber qual tipo de iluminação você vai escolher para sua imagem e como alcançá-la da maneira correta.

Compilamos neste post 6 tipos de iluminação que vão te ajudar a tirar fotos incríveis e dignas de uma boa moldura. Confira:

Lateral

A iluminação lateral, que pode ser produzida de maneira artificial ou natural, é aquela que incide apenas sobre uma das laterais da imagem, trazendo um contraste interessante para a montagem de cena, já que ela pode criar sombreados mais fortes e trazer profundidade para o que está sendo fotografado. Esse tipo de iluminação pode passar uma sensação de dramacidade e de película para a fotografia.

Traseira

Seja por uma fonte artificial ou natural, essa iluminação implica na luz posicionada atrás do objeto ou da pessoa que está sendo clicada. Dessa maneira, é possível criar silhuetas maravilhosas, que, se combinadas com outros efeitos, podem trazer um tom diferente e mais intenso para a sua fotografia.

Ambiente

A iluminação ambiente é aquela que classificamos como indireta, não direcionada para a superfície onde será produzida a fotografia, diminuindo o brilho do objeto, pessoa ou local que está sendo registrado. A grande maioria dos fotógrafos opta por acrescentar outras luzes para poder trabalhar em conjunto com a iluminação ambiente, mas nem sempre isso é necessário — especialmente quando vamos fotografar imagens genéricas ou de paisagens. A luz ambiente, nesse caso, ajuda a dar foco a toda a imagem de uma vez.

Holofote

Esse tipo simples de iluminação conta com o foco de luz incidindo diretamente em uma parte específica do seu objeto de fotografia ou da cena de onde é retirada a foto. A maior característica do holofote é a criação de um destaque extremamente forte e um contraste intenso entre as cores e planos, trazendo um tom de impacto para todos os tipos de fotografias.

Luz difusa

A iluminação difusa é feita com um tipo de luz que fornece uma quantidade homogênea de luz, atingindo igualmente todo o local a ser fotografado, porém de maneira bastante suave. Sua maior característica é reduzir o contraste e as sombras da foto, se tornando uma excelente opção para retratos, fotos de natureza e imagens em macro.

Combinação de vários tipos de iluminação

Uma maneira de ser criativo e explorar a melhor característica de cada tipo de iluminação é combinar vários tipos em uma única fotografia. Não existe regra em relação a quais iluminações podem ser misturadas, por isso é preciso que você estude as possibilidades e faça muitos testes. Um bom fotógrafo sabe usufruir das vantagens dessas combinações e construir imagens incríveis. Trabalhar com diferentes tipos de luz é parte importante e essencial do processo de fotografia.

Uma iluminação correta consegue salvar até mesmo fotos mais amadoras ou de quem não tem muita intimidade com técnicas — e são a arma principal dos fotógrafos profissionais.

Você tem algum estilo de iluminação favorita? Comente e compartilhe sua experiência com a gente!

Junte-se aos 24888 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia