Carregando...

Como fotografar decoração?

Dicas

Cada fotógrafo tem um estilo de fotografia e sabe exatamente como tirar uma boa foto de interiores. No entanto, existem algumas regras básicas que podem te ajudar na hora de fazer um bom clique de decoração dentro de uma casa, de um restaurante ou de qualquer outro lugar com baixa iluminação.

Existem algumas dicas para fotografar decoração e a gente vai te contar agora. Mas vale ressaltar que não são obrigações, afinal, cada foto tem sua singularidade e quanto menos regras elas seguirem, mais originais e bonitas elas vão ficar. São apenas alguns toques que podem te ajudar a encontrar inspiração na hora do clique e garantir uma boa foto para o seu cliente. Anote aí:

Prefira a luz natural do que a artificial

Trabalhar com iluminação artificial, como flashes e difusores, pode ser um modo seguro de garantir a sua foto, mas sempre prefira a luz natural. Ela vai dar mais veracidade à sua imagem e valorizar mais as formas e objetos dispostos no cômodo. Afinal, quem decorou o local também levou em consideração a iluminação, estudou quais cores usar na parede e que tipo de fontes de luz colocar no ambiente. Então, quando você usa a luz natural, está valorizando o trabalho do profissional de decoração. Além de cumprir com o objetivo do trabalho: mostrar, da forma mais próxima possível da realidade, como o ambiente é.

Para você não se perder na hora de fotografar com a iluminação natural, antes de realizar as fotos, visite o ambiente em diferentes horários ao longo do dia e observe como a luz se comporta ali. Assim, você vai evitar a dor de cabeça de chegar lá e ver que a luz daquela hora não é boa o suficiente e ter que voltar no outro dia.

Abuse da profundidade de campo

É muito importante mostrar todos os detalhes do ambiente, em todos os planos. Por isso, o legal é focar tudo, abusando da profundidade de campo, afinal, cada detalhe é um trabalho do decorador que precisa aparecer. Procure um ponto do ambiente onde nada está escondido e tudo está em foco e você terá uma ótima foto de decoração.

Não se esqueça do tripé

Isso é óbvio, mas não custa repetir mais uma vez: leve um bom tripé. Com ele, você pode fazer dois cliques da mesma cena com diferentes luzes, e depois mesclar as duas imagens. Esse tipo de clique duplo é ótimo para resolver problemas onde há detalhes muito iluminados e outros muito escuros no ambiente, como por exemplo uma janela ampla de um lado da sala e do outro uma parede escura, com pouca iluminação.

Você também pode optar por fazer a imagem em HDR, corrigindo as diferenças de iluminação na mesma cena. Mas se você tiver uma só imagem para tratar, a qualidade da mesma pode ficar comprometida e não vai haver margem de erro. Então, mais uma vez: leve um tripé!

Evite lentes do tipo olho de peixe

Eu sei que é tentador usar uma olho de peixe em lugares onde a amplitude não é muito grande, afinal, essa lente vai mesmo conseguir captar um ângulo maior do cômodo. Mas esse estilo de lente causa uma deformação na imagem e, por mais que seja um efeito legal para outros trabalhos, isso acaba com o objetivo da foto. Lembre-se que a ideia aqui é fotografar a decoração e não o ambiente. Então, prefira uma grande angular, que capta uma boa parte da sala sem distorcer exageradamente.

Você tem experiência em fotos de decoração? Tem alguma dica além dessas? Divida com a gente sua opinião!

Junte-se aos 24891 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia