Carregando...

Está sem criatividade? Veja essas 5 dicas para criar mais

Dicas

Quantas vezes já nos deparamos com um “apagão criativo”? Como por exemplo, na hora de pensar em um projeto sensaciona, ou no meio de uma reunião importante para definir novas diretrizes de marketing, e por aí vai. Um momento desesperador, não é? Porém, criatividade não é algo que simplesmente surge: ela precisa ser trabalhada. Por isso é que neste post vamos dar 5 dicas de exercícios para você não passar mais por esse bloqueio criativo. O que mais dizer: Divirta-se.

1. Brainstorming

Esse é um exercício clássico para potencializar a criatividade, foi criado pelo publicitário Alex Osborn nos anos 1940. Ele é literalmente uma "tempestade de ideias" e ajuda também a resolver problemas rapidamente. Pode ser feito individualmente ou em grupo, quando é preciso pensar em saídas inovadoras para os desafios da empresa.

Pegue um papel e caneta. Pense no objetivo que você quer alcançar. Deixe este definido para todas as pessoas envolvidas. Se for em grupo, definam um moderador que ficará responsável apenas por anotar todas as ideias que irão surgir. Por exemplo, se o objetivo for definir uma campanha para um novo produto da empresa, foquem nisso e comecem a dizer todas as coisas que vierem a cabeça imediatamente, não vale julgar nada, toda ideia deve ser aceita. Perceba que com o tempo, o fluxo tende a melhorar dando oportunidade a novas ideias surgirem!

2. Mashup

Esta pode ser um complemento da primeira sugestão apresentada, ao invés de pensar em uma solução, junte duas ideias que saíram do brainstorming. Ou então tente misturar ideias e tendências de outros cases de sucesso que você já viu por ai e admira! Aos poucos uma nova ideia e original pode surgir influenciada por essas misturas.

3. Seja menos racional: deixe a intuição falar

Normalmente tendemos a pensar racionalmente na hora de criar novas ideias e conceitos. O medo de investir em algo que possa dar errado nos faz pensar em todas as brechas que levariam a falhas. Nesse caso, ideias sensacionais podem ser bloqueadas por essa hesitação. Respire fundo e deixe a intuição falar. Pode parecer uma ideia absurda para seu lado racional, mas quem disse que não pode dar certo? E ainda assim, é um ponto de partida para que ela seja refinada posteriormente.

4. Jogue Tetris

E quem disse que jogos não podem ajudar a você ser mais criativo? Mas calma, é uma experiência que não é só diversão, okay? É apenas para estimular o funcionamento do seu cérebro. Jogue Tetris ou variações dele, como o famoso 2048 (pode ser no celular mesmo) por 15 minutos. Depois marque 10 minutos para fazer três exercícios: Responder a uma pergunta aleatória (deixe-a pré-formulada); uma pergunta de conhecimentos gerais e transcrever uma receita de cabeça. Isso ajuda a transitar do padrão cerebral de fluxo (que o Tetris ajuda) para o da criatividade. Acredite, isso dá ótimos resultados.

5. Saia da rotina e observe mais o mundo

Ideias sensacionais estão aí no mundo, mas você pode estar tão bitolado que não consegue enxergá-las. Não estamos falando de copiar ou adaptar coisas já feitas. Às vezes a inspiração de algo inovador pode vir de um filme, uma música, uma caminhada em um parque, um momento de distração. Então saia da sua zona de conforto, seja mais atento e vá curtir a vida! Sua mente vai abrir cada vez mais...

Esses são exercícios simples que você pode fazer e que dão ótimos resultados. Tem alguma outra dica de exercício para estimular a criatividade? Conta pra gente!

Junte-se aos 24893 fotógrafos que optaram por receber nosso conteúdo exclusivo em seus e-mails (é gratuito)!
Quero receber a newsletter!
Saiba mais sobre o GreatStudio
A missão do GreatStudio é criar e manter sistemas que venham a resolver problemas reais
dos fotógrafos e estúdios de fotografia,
estabelecendo uma parceria de longo prazo
para ajudá-los a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e descomplicada.
2014 - 2024 © - Sistema para fotógrafos e estúdios de fotografia